Como cuidar de cabelo de criança?

Olá amigos!
Muitas mamães e pais estão nos questionando sobre como cuidar de cabelo de criança. Por eles serem
cacheados, lisos, secos, oleosos e assim por diante. Então hoje decidimos falar um pouco sobre
isso.

 

Antes de qualquer coisa precisamos entender o porquê que o cabelinho fica ressecado ou oleoso demais, vamos lá:

– Produtos inadequados para idade da criança e para o tipo de cabelo.

– Uso excessivo do mesmo produto. (Sempre é bom intercalar as marcas para não viciar os fios).

– Falta de Hidratação para repor água dos fios.

– Pouca ingestão de aguas ou sucos naturais.

– Fatores externos (pente com cerdas finas demais, água do chuveiro muito quente, oleosidade das mãos passando nos cabelos, etc)

– Mudanças na alimentação ou falta de nutrientes na alimentação.

Agora que já sabemos alguns dos motivos que afetam os fios, vamos aos cuidados:

# Como cuidar do cabelo de criança – Lavagens

banho

– Na hora de lavar os cabelinhos, tome muito cuidado com a temperatura da água, ela deve estar fresca (no verão) e morninha (no inverno). A água muito quente acaba tirando a oleosidade natural dos fios.

– É necessário ajustar o intervalo das lavagens tomando como base os tipos de cabelo (liso, encaracolado, oleoso, seco). E essa necessidade varia muito de criança para criança.

-> Bebês – lavar aproximadamente três vezes por semana.

-> Cabelos oleosos e lisos – lavar todos os dias ou em dias alternados.

-> Fios lisos que não sejam oleosos – lavar uma ou duas vezes por semana.

-> Cabelos afro, encaracolados ou secos – lavar no intervalo de sete a dez dias. Lavar apenas com água e condicionador.

# Como cuidar do cabelo de criança – Condicionador

– Sim o condicionador é muito importante, ele contém agentes limpantes e emolientes. Só que não pode ser qualquer condicionador, tem que ser um condicionador livre de petrolatos e silicones insolúveis, devido as crianças serem mais sensíveis. Quanto mais puros, com extratos naturais e orgânicos melhor.

– Há três tipos de condicionadores, o leave-in, a máscara de tratamento e o instantâneo. A escolha do produto adequado deve ter como base o tipo de cabelo do seu filho. Por exemplo, se ele for extremamente ressecado, a máscara de tratamento é a opção mais indicada. Lembre-se que não é necessário aplicar nenhum tipo de condicionador no couro cabeludo.

-> O leave-in permanece nos fios e não deve ser enxaguado. Ele ajuda a desembaraçar os fios, e pode pesar nos cabelos mais finos, deixando com aspecto de sujo.

-> O condicionador instantâneo cria uma camada protetora nos fios e deixa-os macios e brilhantes. Esse condicionador não precisa ser deixado muito tempo nos cabelos para fazer efeito.

-> A máscara de tratamento, normalmente, deve ser deixada por 15 minutos nos cabelos antes do enxágue. Ela pode ser usada em todas as lavagens ou apenas 1 vez por semana, depende do cabelo da criança.

# Como cuidar do cabelo de criança – Corte de cabelo

como cuidar de cabelo de crianca

– Para as meninas, se a intenção for só manutenção (cortar as pontas e fazer pequenas mudanças), o ideal é que o corte seja feito de três em três meses. Já franjas devem ser aparadas em aproximadamente 30 dias.

– Para os meninos, o ideal é a cada 35 dias, mas vai depender muito do crescimento do cabelinho.

O lado bom do corte é que além de ficar esteticamente mais bonito, o cabelo cortado pode conferir ainda mais benefícios. Por estarem livres das pontas duplas, os fios tendem a não embaraçar tanto, dificultando a quebra.

 

# Como cuidar do cabelo de criança – hidratação

Piscina, sol, cloro, gel são fatores externos que estragam e deixam os fios ressecados, quebradiços e opacos. A hidratação serve para repor necessidades básicas do cabelo. Repõe a água e a umidade dos fios, deixando o cabelo maleável, suave e macio. A Hidratação pode ser feita de 1 a 2 vezes no mês, para não sobrecarregar os fios.

A princípio, os pequenos devem conhecer o próprio cabelinho para entender a importância dos cuidados. Os pais devem criar uma rotina, assim eles vão se acostumar e vão fazê-las sem pensar. Logo criando o hábito, as coisas ficam mais fáceis.

Enceramos por aqui nosso texto de como cuidar do cabelo de criança. Se tiver ficado alguma dúvida, comente aqui embaixo.

 

Beijos e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *